Notícia

6 aplicativos para gerenciar gastos pessoais

Porque usar aplicativos para gerenciar minhas finanças?

Já se foi o tempo em que o gerenciamento dos gastos pessoais era feito em um caderninho ou em uma planilha do excel. Com o avanço tecnológico, os aplicativos vieram com tudo visando suprir nossas necessidades de organização, inclusive a financeira.

Muitas pessoas não fazem ideia do quanto gastam ou do quanto ganham por mês, simplesmente porque não acompanham suas finanças. Desde o cafezinho que você toma todos os dias no restaurante da esquina até a conta de energia da sua casa, não importa qual for o valor, todos esses gastos devem ser sempre levados em consideração.

Segundo o IBGE, mais de 75% dos brasileiros possuem um celular. Já que você deve ter acesso ao aparelho pelo menos uma vez por dia, então porque não controlar as finanças direto do seu smartphone?

Um aplicativo de controle de gastos é essencial para ter um panorama real e completo da sua situação financeira. Existem várias versões desses aplicativos disponíveis no mercado! Separamos alguns deles para você tirar sua própria conclusão. Confira abaixo!

1 – Organizze Finanças

Depois de inserir alguns dados, já é possível gerar relatórios de despesas, receitas, categorias e contas, tudo durante o período que você escolher. Assim você pode ter informações importantes sobre sua saúde financeira, como a categoria que você mais gasta, por exemplo.

Em modo geral, o preenchimento é feito de forma manual, porém, existem recursos que podem facilitar esse processo. No aplicativo para Android, o sistema lê SMS de alguns bancos e lança a transação diretamente no Organizze. Bacana, né?

O aplicativo tem uma nota 4.6 na App Store e 4.5 na Google Play. O acesso ao sistema também pode ser feito pela web.

2 – Wisecash Controle Financeiro

Outro aplicativo bem ranqueado na Google Play é o Wisecash. Com ele, você pode lançar todos os seus gastos em poucos minutos e ter todas as informações necessárias na tela inicial.

É uma ferramenta simples, fácil de usar e totalmente grátis. Um diferencial é a possibilidade de lançar gastos recorrentes, assim não é necessário fazer o mesmo procedimento todos os meses.

Além disso, o sistema te avisa por notificação as contas a pagar, o que acaba com aqueles jurinhos que você precisa pagar toda vez que esquece de pagar um boleto.

Um ponto negativo encontrado no aplicativo é que ele mostra apenas relatórios em formato de pizza. O app está disponível para celulares Android.

3 – Guia Bolso Controle Financeiro

O Guia Bolso é um aplicativo que sincroniza todos os gastos e receitas com as suas contas bancárias e cartões de créditos. Assim, todas as transações são feitas automaticamente.

Para ter cadastro no sistema, é preciso fornecer dados pessoais como login e senha da conta bancária que você deseja sincronizar.

Outro recurso do Guia Bolso é que ele consulta seu CPF e busca a melhor opção de empréstimos de acordo com o seu perfil, indicando a opção com a taxa de juros mais baixa.

O aplicativo está disponível para Android ou iOS.

4 – Toshl Finance

Nesse aplicativo, o gerenciamento das finanças é feito com ajuda de um personagem, que deixa tudo mais lúdico e divertido, pois ele regula o que pode e o que não pode ser gasto pelo usuário.

Disponível em plataformas iOS e Android, o Toshl possui todos os recursos básicos de um app de finanças e controle de orçamento. Além disso, é possível controlar sua carteira de Bitcoins e PayPal dentro do sistema.

Outro diferencial é poder utilizar qualquer moeda do mundo para cadastrar seus dados no aplicativo, o que facilita em uma viagem internacional ou até em transações de diferentes moedas.

5 – Minhas Economias

Outro aplicativo de controle de gastos pessoais é o Minhas Economias. Ele não foge muito dos recursos disponíveis nos aplicativos já citados neste artigo, porém, oferece um recurso interessante para quem precisa gerenciar seus planos para o futuro.

Quer trocar de carro? Viajar com a família no final do ano? Eis um recurso interessante para você. É só definir o orçamento total desse sonho e o aplicativo acompanha seu progresso para chegar ao valor acordado lá no início.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

6 – Mobills Finanças Pessoais

Disponível para Android e iOS, o Mobills te permite controlar suas receitas, despesas, todos os tipos de cartões de crédito, contas a pagar e a receber, entre outros.

O acesso pode ser feito também pela plataforma web, que mantêm os dados sincronizados com o aplicativo o tempo todo.

A ferramenta também disponibiliza importação automática de SMS, categorização de lançamentos e relatórios financeiros.

Viu como não faltam opções para se organizar financeiramente com aplicativos? Agora é só escolher o melhor pra você e começar a sua organização ainda hoje!